Merengue à Brasileira

Convidamos a chef Thalyta Koller para mais uma receita. Esta que fosse perfeita para um almoço durante as celebrações de Páscoa. Acreditamos que seja a crença, o ritual de cada família, grupo de amigos, conhecidos; a proximidade e o carinho pelas pessoas na nossa vida deve ser algo profundo. Cuidar dos próximos é amar o futuro e a vida. É respeitar o próprio amor, esse sentimento tão complexo e tão bonito. Cozinhar é isso, servir ao outro e a si, algo que levou tempo, dedicação e cuidado. Diante desta conversa, a chef levantou algumas receitas; entre elas, esta que apresentamos hoje a vocês: um Merengue feito com nossa Goiabada Cremosa Ralston e Creme Diplomata.

Rende 6 grandes porções ou 8 médias.

Ingredientes


Para o merengue:

  • 80g claras
  • 80g açúcar refinado ou cristal
  • 40g goiabada cremosa Ralston

Para o creme diplomata:

  • 2 gemas
  • 40g açúcar refinado
  • 20 g farinha de trigo
  • 250ml leite integral
  • Extrato de baunilha
  • 40g creme de leite fresco
  • 10g açúcar refinado

 

Modo de preparo


Merengue:

1- Numa tigela de vidro ou inox, misture as claras e o açúcar. Leve ao fogo sobre uma panela com água quente (a água não pode tocar na tigela), mexa a mistura sem parar até que não sinta mais nenhum grão de açúcar entre os dedos.

2- Transfira a mistura para a batedeira e bata até ficar um merengue liso, brilhante e firme. Em torno de 10-15 minutos.

3- Misture a goiabada no merengue, sem misturar demais, o legal é ver a diferença de cor entre o vermelho e branco.

4- Cubra uma forma com papel manteiga e faça montinhos de merengue.

5- Leve ao forno pré-aquecido a 130°C por em média 2h. O ponto é quando o merengue estiver seco. Desligue o fogo e deixe o merengue dentro até o forno esfriar.

 

Creme diplomata:

1- Aqueça o leite numa panela em fogo baixo. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar até ficar uma mistura clara e aerada e então misture a farinha de trigo.

2- Quando o leite estiver aquecido transfira uma concha de leite para a mistura de gemas e açúcar. Misture sem parar adicionando o restante do líquido aos poucos.

3- Leve a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo, sempre mexendo. Quando surgirem as primeiras bolhas, conte 1 minuto e, então, desligue o fogo.

4- Transfira para um prato e cubra com plástico filme em contato. Leve para a geladeira.

5- Quando o creme de confeiteiro estiver gelado, misture ele vigorosamente para retornar à textura original.

6- Em outra tigela bata o creme de leite fresco gelado com o açúcar até ficar quase em ponto de chantilly, então incorpore ao creme de confeiteiro.

 

Finalização:

1- Sirva o merengue com o creme e coloque mais um toque de goiabada por cima e/ou frutas frescas.

 

Variação


1-
Você pode moldar seu merengue em um formato grande, basta colocar todo o merengue sobre o papel manteiga e com a ajuda de uma colher grande moldar um grande círculo com o meio mais fundo.

2- Depois recheie o meio com o creme, mais goiabada por cima e frutas frescas.

Cadastre-se na nossa newsletter para receber notícias e receitas.

Abrir chat
Olá, obrigado pelo contato
Nosso atendimento está disponível de segunda à sexta das 07h00 às 17h00