Roast Beef com molho Gravy de Bananada Ralston

Hoje, divulgaremos a segunda receita feita pelas chefs Carolina Carvalho e Beatriz Sonoda Falcão: Roast Beef com molho Gravy de Bananada Ralston. Como contamos no último post, as duas chefs criaram esse prato (e outros quatro) para o almoço que foi servido na Galeria Jaqueline Martins. A versatilidade do sabor de nossa Bananada Ralston é o segredo dessa receita. Ao pensar a banana com toda sua riqueza de sabor e tão presente na culinária brasileira, adicionar a Bananada nos ingredientes trouxe a consistência esperada para o Gravy e uma nostalgia ao gosto. Essa dica vale a pena ser testada.

Ingredientes

para o assado:

  • 3 kg de ponta de alcatra
  • azeite
  • 1⁄2 maço de salsão
  • 2 cenouras
  • 1 cebola
  • 1 cabeça de alho
  • 3 folhas de louro
  • 3 ramos de alecrim fresco

para o Gravy de Bananada Ralston:

  • 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de Bananada Ralston
  • 125 ml de vinho tinto seco
  • 1 litro de caldo de carne ou legumes

Modo de Preparo

1-  Retire a carne da geladeira 1 hora antes de prepará-la, para que ela chegue a temperatura ambiente. Pré- aqueça o forno a 180oC.

2-  Regue a carne com 1e1⁄2 colher de sopa de azeite, tempere com uma pitada de sal marinho e uma boa pitada de pimenta preta, depois com as mãos limpas, esfregue toda a carne.

3-  Coloque uma assadeira de 25 cm x 35 cm no fogão em fogo alto, regue com 1 colher de sopa de azeite e em seguida, sele a carne por alguns minutos, até dourar inteira.

4- Para a cama de legumes, pique grosseiramente o salsão e as cenouras em pedaços grandes. Descasque e pique a cebola em fatias. Amasse a cabeça de alho inteira e com casca.

5-  Jogue os legumes na assadeira com o louro e o alecrim e coloque a carne selada em cima dessa cama. Regue com mais azeite. Asse por aproximadamente 1 hora e 15 minutos ou cozinhe a seu gosto para o ponto da carne. Caso perceba que os legumes estão secando, adicione um pouco de água na assadeira para evitar que se queimem.

6-  Retire a carne do forno, cubra com papel alumínio e a deixe descansar enquanto você faz o molho gravy de Bananada Ralston.

7-  Para o molho, coloque a assadeira contendo os legumes e o caldo do assado sobre o fogão em fogo médio. Polvilhe a farinha. Agora, amasse tudo com um espremedor de batatas ou com um garfo.

8-  Misture a Bananada Ralston, depois despeje o vinho e deixe borbulhar por um minuto ou dois, antes de despejar o caldo. Deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até engrossar e reduzir, mexendo ocasionalmente.

9- Peneire o molho em uma panela espremendo todos legumes para que nada, nadinha de sabor fique de fora. Reduza o molho na textura desejada.

10- O penúltimo passo é a finalização: corte o Roast Beef e monte o prato.

11- Delicie-se!

Para acompanhamento sugerimos: batatas assadas e salada de agrião.

O que acharam dessa receita?

Espero que tenham gostado!!! Logo postaremos as outras 3!

Quer receber 
Receitas
Novidades
Playlists
 no seu e-mail?

Cadastre-se na nossa newsletter para receber notícias e receitas.

Abrir chat
Olá, obrigado pelo contato
Nosso atendimento está disponível de segunda à sexta das 07h00 às 17h00